Moviflor

  • Design & Development

BRIEFING

A Moviflor é uma marca que faz parte do universo dos portugueses dada a sua história de duas décadas de vida.
O awareness Moviflor, construído durante cerca de 40 anos, confere à marca um ativo e relativa segurança num retorno a médio prazo, após o relançamento em 2015.

Após um período menos positivo da marca, em que a sua imagem sofreu algumas consequências negativas, foi assumido o desafio de enfrentar um brand equity negativo com elevada expressão no público português, em função do buzz desfavorável aquando do fecho/falência da empresa Moviflor.

Com uma herança pouco favorável, desde logo um foco estratégico centrou-se numa forma de capitalizar o sentimento negativo em algo positivo, através de novas experiências e, sobretudo, através de uma comunicação mais estreita e emocional.

Assim, no ano de 2014, surge a necessidade de desenvolver todo o novo rebranding da marca Moviflor e, consequentemente, um novo posicionamento, mais próximo do mercado dos millennials e das novas tendências de decor por estes valorizadas.

VISITARWEBSITE
Moviflor
Moviflor

STRATEGY

Avaliando as atuais tendências de comportamento de consumo e forma bastante dinâmica de estar na vida - muito em prol das tecnologias acessíveis - a Moviflor procurou a dirigir-se a um target mais jovem que o anterior ciclo de clientes e com uma oferta acessível e ajustada à conjuntura atual.
Sem descurar o mercado concorrencial forte e directo de outras marcas a operar no mercado nacional, tais como, o IKEA e Conforama, aliado ao dinamismo vertiginoso do retalho, o novo posicionamento da Moviflor é sobretudo em torno da geração Millennials.

É, assim, encarada uma ligeira metamorfose no estilo e atitude, em contraste com a popular e antiga Marca nacional que agora urge ser ágil para os desafios e tendências do século XXI.
O ponto chave é a proatividade em lugar da reatividade.

É desenvolvida a nova imagem da marca Moviflor assente em elementos como; intuição, emoção, urbanismo e em contornos trendy. Considerando o património imagético que consolidou a marca durante anos, foi preservado o que se mantém no mindset daqueles que cresceram com a Moviflor, apostando em inovação e modernidade.
Comunicar de forma descontraída e próxima dos potenciais consumidores, apelar numa primeira fase ao emocional e esperar que o mesmo se materialize em comercial (vendas). Manter goodwill com o target.

Para a nova estratégia de comunicação, a marca assume claramente uma forte ação nos meios digitais online, criando uma plataforma de e-commerce como epicentro da sua estratégia.

Loja Online

A nova loja online da Moviflor assume ainda mais uma postura Millennials na forma de comunicar, sendo este o meio mais eficaz para atrair atenções e conquistar a dinâmica da geração dominante, também ela influenciadora e contagiante.

A plataforma e-commerce visa baixo custo e é bastante funcional para os utilizadores. Assim, a escolha incide numa das estruturas mais usadas atualmente à escala global.
Este website conta com uma ferramenta de gestão de conteúdos (CMS), garante fiabilidade e médio investimento, com resultados musculados, desde que com uma estrutura bem desenhada e usabilidade, permitindo à marca uma dinamização total da mesma.

A plataforma foi desenvolvida com uma ligação às ferramentas de ERP e gestão da empresa, o que permite sincronizar em tempo real com as lojas físicas da marca stocks, encomendas e entregas.
A loja online da Moviflor reúne centenas de produtos da marca, divididos por categorias, acessíveis em qualquer plataforma.

A encomenda de produtos prevê o envio, com ou sem montagem, assim como o levantamento em loja, através da seleção do estabelecimento mais próximo e diferentes modalidades de pagamento.

Moviflor